Ha alguns anos eu costumava sempre confeccionar placas de mordida, as chamadas placas miorelaxantes, para os pacientes usarem durante a noite e evitarem de gastar os dentes. Essas placas, (tanto as mais rigidas de acrilico ou as de silicone mais maleavel ) geralmente conseguiam mesmo prevenir o desgaste dental, mas ao longo dos anos fui observando que se usadas por um período longo de tempo, as placas ficavam perfuradas em alguns pontos.
isso me fez pensar no termo MIORELAXANTE, que sempre foi usado pra descrever essas placas. Afinal, se a placa é miorelaxante, por que é que ela acaba perfurando depois de algum tempo de uso ?
Acho que a resposta é bem simples,,,,As placas de mordida convencionais NÃO são muito relaxantes !!!!!! Se fossem,,,,elas não apareceriam perfuradas,,,,,,
Então me dei conta, que as placas tradicionais servem pra proteger os dentes de desgaste, mas não servem pra evitar as tensões da musculatura da pessoa que tem bruxismo. O paciente acaba fazendo força, apertando e rangendo em cima da placa da mesma maneira que fazia antes de usar a placa.
Passei então a pesquisar e procura alguma outra alternativa de tratamento, que pudesse ao mesmo tempo evitar o desgaste de dentes e também pudesse realmente aliviar as tensões musculares de apertamento e rangimento durante o sono.
Nos Estados Unidos, descobri um aparelho simples, o NTI , inventado por um dentista que tem essas duas funções
Falarei especificamente sobre esse aparelho no meu próximo post.
Por favor, fiquem a vontade para fazerem comentários , compartilhar experiências ou se tiverem alguma duvida
Abraços
Guilad