Dr. Guilad Weil, odontologia,clinico geral.adultos e crianças
  • Home
    • english
  • Bruxismo
    • Bruxismo infantil
    • Bruxismo em Vigília
  • NTI - Novo aparelho para bruxismo
    • DEPOIMENTOS
  • Novidades tecnológicas
    • LIVA- tratamento inovador para bruxiso em vigília
    • CLAREAMENTO A LASER
    • LASERTERAPIA
    • PROTEINA BOTULINICA EM ODONTOLOGIA
    • TRATAMENTO DA HALITOSE
    • RX Digital >
      • Camera intra oral
  • Localização e contato
  • Blog
    • Links

            SELANTES...tudo que você precisa saber

2/26/2017

1 Comment

 

 O que são selantes dentários? Selantes dentários são usualmente colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores – molares e pré-molares – para ajudar a protegê-los contra a cárie.
​
Por que os selantes dentários são colocados nos dentes? As superfícies de mastigação dos dentes molares e pré-molares possuem sulcos que os tornam vulneráveis à cárie. Essas depressões podem ser profundas, tornando a limpeza difícil nessas áreas. A placa bacteriana se acumula nesses sulcos e o ácido das bactérias dessa placa desmineraizao esmalte, desenvolvendo a cárie. O flúor ajuda a prevenir a cárie e a proteger as superfícies dos dentes da cárie e os selantes, preenchem os sulcos, evitando assim que os alimentos fiquem retidos nessa região e causem cárie, garantindo uma proteção superior a dentes com sulcos profundos.

Quando os selantes dentários são aplicados? A primeira aplicação de selante normalmente é realizada quando o primeiro dente permanente erupciona, . Se as superfícies de mastigação (oclusal) desses dentes forem seladas, o selante dentário ajudará a proteger o dente. O selante pode ser aplicado em quase todos os dentes, consulte o seu dentista.

Os selantes dentários são aplicadossomente na superfície de mastigação dos dentes molares e pré-molares permanentes? Em geral, os selantes dentários são aplicados nas superfícies de mastigação desses dentes porque normalmente esses dentes apresentam sulcos mais profundos. Às vezes, os selantes dentários também são usados em outros dentes permanentes que possuírem sulcos profundos , para ajudar a proteger essas superfícies. Em algumas crianças, os molares na dentição primária (dentes de leite) também apresentam sulcos que podem se beneficiar dos selantes dentários e nessa situação o dentista pode recomendar a aplicação de selantes dentários nas superfícies de mastigação desses dentes de leite.

Os selantes dentários podem ser aplicados nos dentes dos adultos? Sim — embora menos comum, às vezes os selantes dentários são aplicados em adultos com risco de cárie ou em sulcos muito profundos Qual é a aparência dos selantes dentários? Os selantes dentários normalmente são materiais resinosos e que podem ter uma coloração que varia do branco para o transparente.

Como os selantes dentários são aplicados? Primeiro, a superfície do dente é limpa por um dentista com uma pasta profissional e uma taça de borracha rotativa. A seguir, o dente é lavado com água e secado. Depois, uma solução ácida é aplicada por alguns segundos e lavada com água Isso cria uma superfície mais áspera na superfície do dente, permitindo assim uma melhor aderência do selante no dente Os selantes dentários são então endurecidos (polimerizados) por meio de um aparelho que emite luz ultra-violeta , ou então usando um selante dentário quimicamente ativado que se polimerizasem o uso da lâmpada. Uma vez o selante endurecido (polimerizado), ele protege os sulcos e o dente já está pronto para mastigar.

Quanto tempo dura um selante dentário? Os selantes dentários têm sido usados e provaram ser eficazes deste os anos de 1970. Muitos estudos demonstraram que eles são eficazes na prevenção da cárie nas superfícies de mastigação (oclusal). Os selantes dentários podem durar vários anos e, se necessário, é possível sua substituição

 Ainda é preciso usar flúor se a pessoa tem selantes dentários? Sim. Os selantes dentários só protegem a área em que foram aplicados. O flúor ajuda a proteger todas as superfícies restantes do dente contra a formação de cárie.

1 Comment

Você cuida do corpo? Confira seis dicas para melhorar o seu sono

1/31/2017

0 Comments

 
Picture








 ​Barulho, vida noturna, TV e celular. São diversos fatores que atrapalham uma boa noite de sono. E muitas vezes o problema é de difícil solução. 
"Acredita-se que em 1900 as pessoas dormiam em torno de 9 horas por noite. Hoje em São Paulo dorme-se 6 horas", diz Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração). "O grande vilão é a luz elétrica", afirma.
Para os especialistas, o problema aumentou com os celulares. De acordo com Lorenzi, "é necessário fazer uma higiene do sono". Assim como nos preocupamos com nossa alimentação, nosso condicionamento físico e nosso corpo, é preciso verificar se as noites estão sendo bem dormidas e eliminar o que está atrapalhando. Confira abaixo algumas formas de deixar o sono mais limpinho e inteiro. 


 Apague a luz, desligue a TV, deixe o celular na cômoda
O que nos faz adormecer é a melatonina, um hormônio que é secretado à noite e no escuro. Assim, para cair no sono, é fundamental evitar à exposição à luz. A higiene do sono pode começar aí. Procure deixar o ambiente escuro e desligue a TV. Caso a luminosidade da rua insista em entrar, uma dica é dormir com uma máscara nos olhos. Procure não levar o celular para a cama. Caso isso seja inevitável, uma dica é reduzir a intensidade de luz do dispositivo.

 Você pode até estar acostumado, mas barulho atrapalha o sono
"Se você está num ambiente ruidoso e o barulho parar, você vai adormecer", diz Moreno. Contudo, ruídos menores, com os quais você pensa estar acostumado, podem estar prejudicando seu sono. "A pessoa tem a sensação de que está dormindo, mas desperta em intervalos curtos, que ela não percebe. E o cérebro fica estimulado", diz o neurologista Luciano Ribeiro. Eliminar o barulho ajuda na faxina do sono. Quando não dá para pedir para o mundo fazer mais silêncio, você pode tentar usar um protetor auricular.

 Suas preocupações não devem ir para cama junto com você
Se você for se deitar com todas as suas preocupações, o debate com elas vai continuar noite adentro. Uma dica é "fazer um diário de preocupações antes de ir para cama, para não ficar remoendo elas", diz Lorenzi. É importante adotar rituais antes de dormir que sinalizem à mente que o momento do sono chegou. A regularidade desses hábitos garantem um sono mais tranquilo, livre dos problemas a serem resolvidos durante o dia.

 Bebida alcoólica e esporte não dão sono tranquilo
Você pode até dormir rapidamente depois de tomar um drinque, mas não será um sono tranquiloo. "O álcool é um depressor do sistema nervoso, gera sonolência, mas é agente perturbador do sono", explica Moreno. Tente tomar bebidas alcoólicas, ao menos, três horas antes de dormir. O esporte, associado por muitos à indução do sono, também pode atrapalhar. "Libera adrenalina. Não é adequado [praticar esportes] se logo depois você precisar dormir", diz Ribeiro. Mas caso você não tenha dificuldades em cair no sono depois da atividade esportiva noturna, não precisa tirá-la da agenda.

 Cuidado com o uso de remédios
Medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos atrapalham e modificam nosso sono. "O uso desses remédios tem de ser criterioso e com orientação médica para que não seja mais um fator interferindo na qualidade do sono", diz Ribeiro. Segundo ele, é importante atentar para os problemas respiratórios, como ronco e apneia, que interferem na qualidade do seu sono e podem atrapalhar também quem dorme com você.
 
Cuide da temperatura do ambiente, do travesseiro e do colchão
Há detalhes que atrapalham o sono que são bem fáceis de perceber. Basta pensar naquele travesseiro grande demais, no colchão duro que você alguma vez teve que enfrentar, no quarto quente ou que não tinha cobertor. Imprevistos assim podem acontecer eventualmente, mas cuide para que esses elementos não estejam presentes no seu quarto. "O ideal é tornar ambiente adequado em todos aspectos", 

0 Comments

Será que eu tenho isso ?

12/30/2016

 
Picture
 Você já percebeu se tem esse tipo de erosão em seus dentes? Ela se chama abfração, é bastante comum em adultos, tanto em homens quanto em mulheres, e é uma erosão na parte cervical( encostada na gengiva) do esmalte dos dentes.Ao contrário do que se achava antes, em geral a causa não é a escovação traumática, e sim forças exercidas no longo eixo do dente que ocorrem durante o #bruxismo.Se você suspeita que tenha esse tipo de lesão, agende uma avaliação ,que é importante para diagnóstico correto, e para prevenir que a lesão continue aumentando.
➡Have you ever noticed if you have this kind of erosion in your teeth, by the gumline? This is called a abfraction, and is usually caused by trauma forces to tooth long axis during bruxism events.If you think you might have this, schedule an appointment to evaluate and diagnose the problem, and so you can prevent the lesion to evolve
Picture

    dúvidas ? entre em contato

Submit

July 02nd, 2016

7/2/2016

 
Picture
Você sabia que um dos tipos mais comuns de bruxismo é o bruxismo em vigilia, que ocorre quando a pessoa aperta os dentes enquanto está acordada durante o dia, e muitas vezes nem percebe ? Veja na foto , o Channing Tatum , esta com o músculo masseter completamente tensionado ,apertando os dentes !!! Esse tipo de bruxismo muitas vezes é responsável por dores orofaciais,e não é controlado com placa !!! Se você suspeita que tenha esse habito, entre em contato para uma avaliação
Voc

PROTETORES BUCAIS

7/2/2016

 
Picture

 Protetor Bucal para Esportistas 

Os traumatismos dentários ocorrem com freqüência durante a prática de esportes. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido as atividades esportivas, anualmente. Conforme um estudo da American Dental Association – ADA, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. Os protetores bucais mantém os tecidos moles separados dos dentes, prevenindo a laceração dos lábios contra os dentes durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas. 

Protetores para Esporte não são todos iguais 

A comparação entre os protetores orais esportivos de fabricação exclusiva sob medida com protetores orais pré fabricados revelam significativas diferenças. 

Os protetores orais pré fabricados não se ajustam com tanta precisão ao maxilar como os protetores fabricados sob medida e interferem na capacidade de respirar e falar. Como devem ser aquecidos em água e modelados diretamente na boca, na maioria dos casos as pessoas mordem errado e ficam com o protetor defeituoso, mais espesso de um lado e menos espesso do outro, causando assim uma falsa proteção e um enorme desconforto. 

Já os protetores fabricados sob medida são confecionados em ambiente laboratorial e a partir de um modelo feito pelo cirugião-dentista, o que resulta em total adaptação, e maior conforto e segurança para o usuário. 

De uma simples caminhada até um esporte de alto impacto, os protetores são sempre recomendados. Eles podem ser fabricados em 3 níveis de proteção. Confira as indicações, e características dessas diferentes opções de protetor na tabela a seguir: 
É possível personalizar cores, acrescentar logos, desenhos, cores especiais. Os grandes lutadores internacionais de MMA lançaram essa moda que agora chegou ao Brasil. Os protetores bucais personalizados são os preferidos pelos lutadores profissionais pois oferecem vários benefícios, que até podem definir o vencedor ou o perdedor da luta. Confira: - Absorvem até 80% do impacto. - Protege não apenas os dentes, mas também os lábios, língua, bochechas e também a região da articulação (ATM).
- Cria uma segurança maior comparado ao protetor pré-fabricado, o que geralmente aumenta o rendimento do atleta, pois não é preciso se preocupar em manter o protetor em posição.
- Não atrapalham a respiração, fornecendo mais oxigênio para a musculatura evitando, fadiga, lesãoes musculares e aumentando o rendimento do atleta.
- Não atrapalha a fala e não causa salivação no atleta.
- Não caem da boca, não precisa ficar mordendo para segurar o protetor em boca. O atleta não gasta energia e concentração para manter o protetor na boca.
- É o único protetor bucal multilaminado (várias lâminas de EVA) no mercado.
- A durabilidade é de aproximadamente 2 anos.
- Garantia de seis meses sobre defeitos de fabricação.
 muitos atletas   sofrem lesões graves na região bucal, algumas irreparáveis.” Mas as lesões mais comuns são: - Perda de dente. O atleta gasta em média R$2.500,00 com implantes e próteses. - Fratura na mandíbula. Pode deixar o atleta inapto para treinamentos e competições por aproximadamente 7 meses, sem contar com o custo da cirurgia. - Perda biológica. Algumas lesões são irreparáveis e devido a perda biológica o atleta terá que usar próteses.


Picture

                                        Melatonina

6/10/2016

 
Picture

Melatonina...você já ouviu falar? A melatonina e' um hormônio produzido por uma glândula no cérebro, chamada de glândula pineal, e ela atua na indução e regulação nos ciclos do sono. Recentemente, trabalhos científicos tem demonstrado que a melatonina atua além do sono, causando outros efeitos benéficos . Tenho receitado melatonina para meus pacientes que apresentam bruxismo do sono, acredito que qualquer efeito que melhore a qualidade do sono das pessoas tem efeito de diminuição da frequência dos episódios de bruxismo e na diminuição de dores crônicas em geral.   Clique AQUI para ver a reportagem do globoreporter  que fala sobre os benefícios desse hormônio .



​

    dúvidas ou comentários

Submit

 Problemas na boca podem causar doenças em outras partes do                                        corpo humano ?

5/31/2016

 
Assista esse vídeo para entender como a higiene bucal pode prevenir doenças sistêmicas graves 

            Dúvidas e respostas sobre os dentes dos bebês

5/19/2016

 
Picture


​Quando que meu bebê começará a ter dentes?

Normalmente os dois primeiros dentes inferiores da frente nascem aos 6 meses de idade, seguido pelos 2 superiores. Durante os próximos 18 a 24 meses, os outros dentes aparecem. Os dentes de leite devem aparecer aos 2 ou 3 anos de idade.
 
Quão frequentemente meu filho(a) precisa visitar o dentista?
Ambos crianças e adolescentes deveriam visitar o dentista a cada 6 meses para prevenir as cáries e outros problemas dentais. Frequentemente nós conseguimos identificar e parar um cárie no começo, sem a necessidade de uma restauração.

Quando deve acontecer a primeira visita da criança ao dentista?
A partir dos seis meses, quando começam a nascer os primeiros dentinhos. Nesta visita, a mamãe recebe orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado da mamadeira, chupeta e também correção dos maus hábitos como chupar dedo.

O que são os chamados dentes de leite?
São os primeiros dentes a erupcionarem na cavidade oral, são denominados de decíduos e são conhecidos como dentes de leite por serem brancos e mais claros que os permanentes.

A partir de que idade os dentes de leite começam a cair? Por que?
Os dentes de leite começam a cair entre 5 e 7 anos, e isso ocorre porque os dentes permanentes vão se formando e reabsorvendo a raiz do dente de leite. Com isso, os dentes decíduos iniciam uma mobilidade que irá progredir até cair (esfoliar), para então permitir a erupção (nascimento) dos dentes permanentes.

Qual a seqüência de queda dos dente de leite? Explique.
Os primeiros dentinhos a cair, normalmente são os anteriores, depois segue a troca dentaria com a esfoliação dos caninos e por fim os dentes posteriores. A troca dos dentes anteriores inicia-se com os incisivos centrais inferiores, em seguida os incisivos laterais e por fim os incisivos centrais superiores, podendo variar esta seqüência.

Existe algum cuidado especial com os dentes permanentes que irão nascer após a queda do dente de leite? Explique.
Os dentes permanentes devem receber cuidados especiais, porque são dentes que ficarão para a vida toda. Ao nascerem os dentes posteriores se encontram num nível mais baixo de que os outros dentes de leite, permitindo assim um maior acúmulo de restos alimentares. Deve-se orientar a higiene com escovas diferenciadas (bitufo) que alcançam individualmente cada um desses dentes, além de aplicações de verniz de flúor, para fortalecer este esmalte. Depois de nascidos por completo deve-se avaliar a necessidade individual de cada criança e a possível indicação de selantes, que são resinas fluídas que selam a superfície dental, uma maneira de diminuir a profundidade dos sulcos existentes em dentes permanentes, facilitando a higiene e diminuindo o acúmulo de placa. É importante salientar que os primeiros molares permanentes, nascem aos 6 anos de idade, atrás do último dentinho de leite ( segundo molar decíduo), sem que haja a troca. Porém algumas mães ficam surpresas quando vão ao consultório e dizem a elas que são dentes permanentes.

Pode acontecer de a criança demorar mais a perder o dente de leite? Isso é comum? O que fazer nesse caso?
Em média a criança começa a trocar dentes aos 6 anos de idade e termina aos 12. Porém pode haver variação, com isto pode ocorrer troca dentária mais tardia, mas o odontopediatra deve avaliar se está dentro dos padrões de normalidade. Existem casos em que pode ocorrer a retenção tardia, isto é, quando o dente de leite não cai e o permanente já está na hora de nascer. Neste caso após uma avaliação clínica e radiográfica poderá ser indicada a extração do dente de leite para a erupção do permanente.

O que os pais devem fazer quando perceber que o dente está ficando mole?
Os pais devem agir naturalmente com a criança, explicar que está na hora de trocar o seu dentinho. Deve-se evitar que a criança fique levando à mão suja a boca tentando amolecer o dentinho, e cuidar da sua higiene bucal. O ideal é que o dente caia naturalmente, quando isso não acontece é importante a avaliação do odontopediatra que irá removê-lo, cuidando dessa criança para que não tenha trauma devido a esta extração.

“Muitas crianças se orgulham de “ficar “ banguela “, mas e aquelas que têm vergonha. Como tratá-las?
Devemos explicar que é um processo natural, todas as crianças ficam banguelas, que seus amiguinhos da escola também estão trocando os dentes. A janelinha aparece para permitir o nascimento de um novo dente, maior e bem bonito. Uma idéia é a mamãe tirar fotos da janelinha para colocar no álbum de fotos.

Com que freqüência a criança deve ir ao dentista após a queda do primeiro dentinho?
Deverá ser por volta de um ano de idade, quando ela já apresenta seus primeiros dentinhos. A freqüência do retorno ao consultório varia de acordo com a necessidade individual de cada criança. Sugerimos a mãe que a criança visite o Odontopediatra duas vezes ao ano, para que possa ser acompanhada durante todo seu crescimento, troca dentária, orientação de higiene, uso de aparelho e remoção de maus hábitos. É importante salientar o uso do fio dental, tornando isso um hábito normal do seu dia a dia. Com isto, buscamos formar uma geração Cárie Zero.

O que os pais podem fazer se o dente permanente começar a nascer antes de o dente de leite cai? Isso é comum? Explique.
Os dentes permanentes podem começar a nascer antes de cair o dente de leite e isso acontece devido a uma diminuição da função mastigatória, caracterizada pela ingestão de alimentos mais pastosos e menos fibrosos. Pode ocorrer principalmente na região anterior, o nascimento do dente permanente atrás do dente de leite, quando isto ocorre, o Odontopediatra deverá fazer uma avaliação clínica e radiográfica e indicar a remoção ou extração do dente de leite.

    Mais dúvidas ? deixe seu contato

envie

    A tecnologia esta aqui para facilitar nossas vidas !!!!

4/19/2016

 
Picture

Você já percebeu se tem esse tipo de erosão em seus dentes ?

2/29/2016

 
Picture

​Esse tipo de lesão se chama ABFRAÇÃO, e é bastante comum em adultos , tanto em homens quanto em mulheres. É um tipo  erosão na parte cervical (encostada na gengiva )do esmalte  dos dentes, e ao contrario do que a maioria das pessoas acha, em geral NÃO é causada por escovação  traumática, e sim por BRUXISMO do sono !!!!!

Se você suspeita que pode ter esse tipo de lesão, agende uma avaliação,   importante para fazer o diagnóstico correto, e para  prevenir que a lesão  continue aumentando .

    dúvidas ? comentários ? preencha o formulário abaixo

Submit
<<Previous
Forward>>

    RSS Feed

    Guilad

     dentista, ciclista urbano, corintiano,casado, pai de 2 filhos, mora em São Paulo

    Archives

    February 2021
    July 2020
    June 2020
    August 2019
    June 2019
    February 2019
    September 2018
    October 2017
    September 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    July 2016
    June 2016
    May 2016
    April 2016
    February 2016
    November 2015
    October 2015
    August 2015
    July 2015
    June 2015
    March 2015
    December 2014
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    April 2014
    March 2014
    January 2014
    October 2013
    September 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    March 2013
    February 2013
    November 2012
    September 2012
    August 2012
    July 2012
    November 2011
    October 2011
    September 2011
    August 2011
    May 2011
    April 2011
    March 2011
    February 2011

    Categories

    All
    Aplicativos
    Bruxismo
    Clareamento
    Fraturas
    Halitose
    Laserterapia
    Piercing Dental
    Placas De Mordida 1
    Placas De Mordida 2
    Videos

    RSS Feed


    É Proibida
     
    a reprodução total dos artigos deste blog. A reprodução parcial é permitida, desde que seja colocado um link direcionando ao endereço do blog, ou seja, você pode usá-lo como fonte, citá-lo mas não copiar o texto integralmente. Solicitamos que você Link seu texto com o texto original dando o devido crédito ao autor Guilad Weil
Powered by Create your own unique website with customizable templates.